Conheça a trajetória da instituição que defende a pátria e promove a segurança da população brasileira
Comemorado em 19 de abril, o Dia do Exército Brasileiro é uma homenagem à data em que as forças armadas do Brasil venceram a Batalha dos Guararapes, no ano de 1648, em combate que ocorreu nos territórios onde atualmente é o estado de Pernambuco.
A vitória na batalha foi um marco importante na história do país, pois representou a união das tropas brasileiras e holandesas contra a invasão dos portugueses.
Desde então, o Exército Brasileiro vem atuando na defesa da pátria, seja em conflitos internos ou externos, como na Guerra do Paraguai, na Revolução de 1930 e na participação em missões de paz em diversos países.
A criação do Dia do Exército Brasileiro aconteceu em 1962, por meio de uma lei sancionada pelo então presidente João Goulart. A data é comemorada todos os anos com solenidades, desfiles e eventos que celebram a importância da instituição na história e na segurança do país.
O Exército Brasileiro é considerado uma das instituições mais respeitadas do país, sendo formado por homens e mulheres que se dedicam diariamente à proteção da nação.
A instituição tem como valores a ética, a disciplina, a hierarquia e o profissionalismo, que são ensinados aos soldados desde o início da formação.
Uma curiosidade sobre o Dia do Exército Brasileiro é que, além de ser comemorado em 19 de abril, também é celebrado em outros países da América Latina, como Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, por conta da cooperação e parceria entre as forças militares desses países.
Outra curiosidade interessante é que o Exército Brasileiro é o maior exército da América Latina e conta com mais de 200 mil soldados em suas fileiras. Além disso, a instituição possui diversas unidades espalhadas pelo país, como batalhões de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia e comunicação, entre outras.
O Exército Brasileiro também possui uma importante função social, atuando em missões de auxílio à população em situações de desastres naturais, como enchentes, deslizamentos e incêndios, sendo responsável também, por programas de incentivo à cidadania, educação e esporte, que ajudam a promover o desenvolvimento humano e social em diversas regiões do país.
Além disso, o Exército Brasileiro é responsável por garantir a segurança nas fronteiras do país, prevenindo a entrada de drogas, armas e produtos ilegais.
Essa é uma importante missão que contribui para a proteção da população e a manutenção da ordem no país.