Publicidade
Publicidade

Doenças avançam com chegada do outono

Doenças avançam

Foto/Imagem: Group

As complicações de saúde do resfriado podem evoluir para SARS (síndrome respiratória aguda grave

Estação deve trazer massas de ar frio do Sul, que vão derrubar as temperaturas

Nesta segunda-feira (20) foi o início do outono no hemisfério sul. É com ela que vêm as doenças respiratórias sazonais. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, o outono é caracterizado por uma massa de ar frio vinda do sul, que provoca queda de temperatura principalmente nas regiões sul e sudeste. 

 O Inmet alerta ainda  que há nevoeiro e geada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste,  neve no Sul e frio nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. 

Para evitar situações indesejadas causadas pelas baixas temperaturas, o Ministério da Saúde do Estado de São Paulo alerta para as doenças respiratórias típicas da estação, doenças causadas pelo vírus influenza, como a gripe, que pode causar sintomas como alta. febre, tosse, coriza, dores no corpo e perda de apetite; coriza, que causa espirros, coriza e febre baixa; sinusite, bronquite, bronquite, muito comum em bebês e crianças menores de 2 anos; em caso de ataques de asma e também pneumonia, mais frequentemente na estação.

Outra doença que assola o país nesta época do ano, segundo especialistas, é a asma, que pode ser desencadeada por agentes infecciosos como vírus e bactérias ou substâncias alérgicas às quais os pacientes são expostos. Se uma pessoa apresentar febre persistente ou dificuldade para respirar, é recomendável procurar o pronto-socorro mais próximo para ser avaliado por um especialista. 

As complicações de saúde  do resfriado podem evoluir para SARS (síndrome respiratória aguda grave), insuficiência respiratória caracterizada por tosse, febre alta e prolongada, fadiga, chiado no peito, aumento da frequência respiratória e diminuição da saciedade.

A secretaria recomenda que seja mantida atualizada a carteira de vacinação, especialmente para doses contra gripe e Covid-19, além práticas para manter – ou perseguir – o bem-estar, como de esportes, hidratação e alimentação corretas e dormir adequadamente, entre outras atividades.

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente. Para as publicações patrocinadas: Imagens de produtos, informações sobre serviços e citações são inteiramente de responsabilidade da empresa que patrocina a publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site você aceita nossa  Política de Privacidade.