Nos últimos anos, diversos livros e podcasts voltados para o empreendedorismo surgiram, porém com conteúdos mais focados em contar histórias de sucesso do que propriamente os percalços enfrentados pelos empreendedores. As melhores histórias, aquelas geradas a partir dos desafios, erros e aprendizados, não são públicas e quem inicia nesta empreitada acaba passando pelos mesmos problemas.
Por isso, com o propósito de disseminar conhecimento prático da jornada empreendedora, o Start Ups n’ Downs chega para ser o podcast de cabeceira de fundadores de startups, empreendedores em geral e investidores-anjo.
Como o próprio nome sugere, os episódios irão abordar os “ups” e os “downs” de quem está na linha de frente de uma startup e ajudar quem deseja ingressar nesse mercado a encontrar respostas para perguntas que ninguém fala.
Conduzido pelos co-hosts Ricardo Corrêa, fundador da Ramper, e Cesar Bertini, sócio da Smart Money Ventures, o programa aborda de forma profunda e descontraída assuntos sensíveis que estão presentes na jornada dos empreendedores.
São trazidos ao público relatos dos mais diversos como, por exemplo, lidar com a saída de um cofundador, fazer a captação de uma rodada, constituir um conselho, estabelecer uma cultura assertiva na equipe, formar novas lideranças, entre outros temas.
Cesar Bertini é engenheiro de computação, casado e pai de dois filhos. Nos primórdios da Internet, fundou um dos primeiros provedores de acesso (Planet) e o vendeu posteriormente. Fundou a MC1 Technologies, uma software house de plataforma e aplicações móveis corporativas, onde liderou o crescimento da empresa, com três escritórios na América Latina e clientes em 16 países. Participou também de três operações de M&A e algumas rodadas de investimentos. Deixou a MC1 em 2016 após vender suas ações, quando fundou a Smart Money Ventures com foco em investimento em startups early stages. Além disso, também atua como membro de conselho de algumas empresas.
Sobre a Smart Money Ventures
A Smart Money Ventures (SMV) foi fundada por Fábio Póvoa e César Bertini, e foca em impulsionar startups inovadoras com potencial de crescimento exponencial por meio de aplicação de recursos, networking e consultoria estratégica. A SMV lidera rodadas privadas de investimento de capital semente em startups nos segmentos de FinTech, EdTech, HRTech e SaaS B2B, conjugando recursos, conhecimento, experiência, melhores práticas, gestão de portfólio e networking para alavancar o crescimento exponencial. Cada rodada tem a participação dos membros do K-Pool, um grupo seleto de investidores associados à SMV que se engajam em toda a jornada, desde o deal flow até o exit das investidas.